domingo, 9 de maio de 2010

A educação e a propaganda ideológica.

Tenho a impressão de que a educação vive em plena guerra com a mídia, com os programas inúteis que passam na TV, com as músicas sem nexo que ouvem-se nas rádios, com os panfletos e outdoors de modelos cada vez mais nuas que se vê nas ruas.
Dizem que o ser humano é animal racional porque é pensante. Mas o pensante de uns tempos pra cá tornou-se decadente. Decadente de senso crítico. Decadente de querer ser autoritário em suas próprias decisões. Decadente de ser sujeito no mundo. De se preocupar em ter uma opinião sobre coisas não banais. Enfim, decadente de querer aprender, de querer ser cada vez melhor. Decadente de educação.
O mundo está cheio de querer ser tão como uma propaganda. E esse é um dos principais problemas. Essa é a razão desta guerra barulhenta, porém sem voz da educação contra essa ideologia praticamente imposta (porém aceita pela sociedade), de propagandas, programas, músicas, televisão, rádio, entre outros muitos destruidores de mentes.
Como lutar contra isso? Como fazer sequer que pelo menos o futuro seja melhor?
Não é preciso ser rei do mundo, nem é preciso ser igual ao Bono Vox. Basta apenas ser professor. Um professor que saiba ser sujeito e que tenha vontade de criar / transformar outros sujeitos para o mundo. Abrindo os olhos de nossos alunos para que tenham sempre um senso crítico, e não um “senso – criticado”. Transformando-o em um ser sujeito, e não deixando-o como um ser objeto jogado ao léo.
É assim que vamos ter mais força nessa batalha. É assim que vamos vencer. E assim será.

2 comentários:

  1. "sempre um senso crítico, e não um “senso – criticado”."

    Mais pura verdade, muitas vezes o que vale é o que o professor "acha" e não a sua própria opinião.

    ResponderExcluir
  2. Como sempre ideias inteligentissimas né!

    ResponderExcluir

Comente aqui a sua opinião